top of page
Buscar

SÃO PEDRO E SÃO PAULO, DOIS APÓSTOLOS, DOIS PILARES DA IGREJA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 29 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Antífona: “O apóstolo Pedro, e Paulo, o doutor das nações, nos ensinaram, Senhor, s vossa lei”.

Anunciado pelo próprio Pe. João Pedro de que teríamos no dia de hoje, a reza do Santo Rosário, sob a responsabilidade do Apostolado do Terço dos Homens, e a celebração da Santa Missa; por ele presidida, para celebrar assim o Dia de São Pedro e São Paulo; não mais acontecerá. Soube através das redes sociais de que o nosso pároco não mais viria para esse compromisso e que também não seria rezado o Rosário por parte do Terço dos Homens.

Me surpreendi e também questionei em favor de tantos que não têm acesso às redes sociais e muito provavelmente estariam lá, nas escadarias da Igreja-matriz, aguardando o momento de adentrarem à Casa do Pai, para elevarem a Ele as suas preces. “Não, ele não virá mais. Foi adiada para o dia 02 de julho, a próxima primeira sexta-feira do mês”, disse-me posteriormente, a Deolinda. Não achas que deveria avisar os alto falantes da Matiz para comunicar ao povo de tal mudança, perguntei. Tive como resposta: “Não, o povo já tá acostumado e, um avisa o outro. Também o serviço de alto falantes da matriz está inoperante desde o ano passado. Deu problema e não foi ainda solucionado”, acrescentou.

Realmente, estamos há algum tempo sem poder contar com esse serviço de utilidade pública, tão útil à comunidade. Lembrei-me de que o padre havia mencionado o referido problema e a dificuldade financeira para resolvê-lo. Ótimo, então teremos a Santa Missa no dia 02, na primeira sexta feira consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, conclui! Contudo, não deixemos que passe despercebido esse dia de hoje, data tão significativa para nós, cristãos. É quando, faremos uma reflexão sobre a vida desses dois importantes Santos de nossa Igreja.

A leitura do Ato dos Apóstolos (3. 1-10) e a de Gálatas (1. 11-20) são extraordinárias pistas para uma reflexão. Lembremos:

“Naquele tempo, Pedro e João subiram ao Templo para a oração das três horas da tarde. Então, trouxeram um homem coxo, de nascença, que costumavam colocar todos os dias na porta do Templo, chamada Formosa, a fim de que pedisse esmolas aos que entravam. Quando viu Pedro e João entrando no Templo, pediu uma esmola.

Os dois olharam bem para ele e Pedro disse: ‘Olha para nós’! O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. ‘Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho te dou: em nome de jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda’! E pegando-lhe a mão direita Pedro o levantou. Na mesma hora, as pernas e os tornozelos do homem ficaram firmes. Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no Templo junto com Pedro e João, andando, pulando, cantado, saltando e louvando a Deus.

O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. E reconheceram que era ele quem pedia esmola, sentado na porta Formosa do Templo. E ficaram admirados, espantados com o que havia acontecido com ele. (Palavra do Senhor!

CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS

A segunda leitura (Gl 1. 11-20):

“Irmãos, asseguro-vos, que o Evangelho pregado por mim não é conforme a critérios humanos. Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo. Certamente ouvistes falar outrora como foi a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus e como progredia no judaísmo mais que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternais.

Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne, nem sangue, nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois voltei ainda a Damasco. Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele 15 dias. E não estive com nenhum outro apóstolo a não ser Tiago o irmão do Senhor. Escrevendo essas coisas, afirmo de diante de Deus que não estou mentindo. Palavra do Senhor!

No Evangelho, Jesus insiste na resposta de Pedro sobre sua fidelidade para com Ele: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. E Jesus naquele dia lhes confere o mandato: “Apascenta minhas ovelhas”. Paulo, por sua vez, torna-se fiel colaborador de Cristo, uma das grandes colunas da Igreja nascente. Pedro e Paulo, de modos diferentes, anunciaram a mesma verdade de Cristo. E assim, estamos chegando ao final do mês de junho, das festas juninas, dos Santos: Antônio, João, Pedro e Paulo.

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page