top of page
Buscar

UMA VISITA AO SANTUÁRIO NACIONAL SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 8 de jun. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 16 de jun. de 2021

No dia 09 de junho comemora-se o Dia Nacional de Anchieta. Recentemente estive em visita ao Santuário de São José de Anchieta que está passando por uma restauração, conversei com um pintor-restaurador de altares e imagens que me deu o seu contato para eventuais consultas posteriormente. Ele permitiu que adentrasse uma sala lateral onde um altar estava sendo restaurado e que fotografasse, o seu trabalho. Como é minucioso, instigante e desafiador esse trabalho.

Não pude visitar o santuário em sua totalidade, já que em processo de reforma, imagens e altares foram retirados para esses reparos. Um administrador confidenciou-me que o projeto é bastante ousado, além do santuário, será aberto também à população um Museu de São Jose de Anchieta, será entregue também uma cafeteria no local, que com certeza, vai tornar o lugar ainda mais aprazível e conferir mais conforto aos visitantes. No entanto, não revelou o valor estimado da obra e nem a data de sua inauguração.

A antiga igreja erguida há mais de um século, foi declarado Santuário Nacional. Isso ocorreu a cerca de sete anos, como verás num artigo extraído de uma revista "Arautos do evangelho, nº 162, de 2015", que vou transcreve-lo a seguir:

"Desde o mês de abril de 2014, o Santuário de São José de Anchieta, no Espírito Santo, tornou-se Santuário Nacional e o Apóstolo do Brasil passou a ser oficialmente patrono do País, junto com Nossa Senhora Aparecida.

Erguido em vida do Santo na aldeia de Reritiba, por ele fundada, o santuário é centro da atual cidade de Anchieta, no litoral sul do espírito Santo. Nele, atesouram-se abundantes lembranças do Apóstolo do Brasil, que evangelizou aquela região por mais de duas décadas e ali vei a falecer.

O mencionado reconhecimento foi feito durante a última Assembleia Geral da CNBB, a pedido do Pe. César Augusto dos Santos, Reitor do santuário e vice postulador da causa de canonização de São José de Anchieta.

O decreto de canonização equipolente do Apóstolo do Brasil foi assinado pelo Papa francisco no dia 3 de abril de 2014. No dia 24 desse mês, houve uma solene Missa de Ação de Graças na Igreja do Jesú, em Roma, presidida pelo Santo Papa e concelebrada por nove cardeais e trinta Bispos, muitos deles brasileiros", diz o artigo da mencionada revista de minha biblioteca.

Apóstolo do Brasil. Assim é conhecido São José de Anchieta, o espanhol que veio evangelizar nosso País. Em Muriaé, há uma capela-igreja , muito bonita consagrada a esse Santo. Ela está situada no bairro Planalto. Já participei de celebrações nessa Comunidade e tive oportunidade de cantar com o Ministério de Música da RCC nessa Igreja, quando da realização de uma Tarde de Louvor. Conheça um pouco mais sobre esse Santo tão querido:

Fernando Mauro Ribeiro


AS DEVOÇÕES DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

Quis a Divina Providência que o Apóstolo do Brasil nascesse no dia de São José, o patrono da Igreja Universal e, por isso, recebesse no batismo o nome de José. Anchieta foi criado em um clima de fé, de grande religiosidade. Ao completar 14 anos, foi enviado por seus pais para estudar em Coimbra.

Nessa cidade havia os jesuítas. Anchieta os conheceu, aproximou-se e em 1° de maio de 1551, tornou-se um deles. Anchieta ouvia, durante as refeições, as leituras das cartas dos missionários no Brasil e na Índia. Entre elas, as de São Francisco Xavier falaram muito forte ao seu coração generoso e isso lhe serviu como apelo para uma vida missionária.

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA E A VIRGEM MARIA

O profundo amor pela Virgem, que lhe vinha da infância, o fez ainda em Coimbra, dirigir-se à Catedral para diante do altar da Virgem Maria, fazer voto de castidade confiando-se à proteção de Nossa Senhora.

Aqui no Brasil, o Santuário Nacional José de Anchieta está localizado dentro da paróquia de Nossa Senhora da Assunção, encomendada por São José de Anchieta, ali venerada há mais de quatro séculos.

Queremos retomar nessa igreja as orações devocionais que se faziam na época de São José de Anchieta, com ladainhas à noite e o toque dos sinos às 18h, tradicional momento dedicado à oração do Ângelus.

Com isso, o Santuário de São José de Anchieta quer despertar uma grande devoção a Nossa Senhora. O Santo Anchieta nos leva a Maria e ela, a Jesus. Em seus poemas, cantos, teatros, eram enaltecidos os atributos marianos, como a maternidade, a proteção, o socorro, a intercessão.

Poderemos também nós, mesmo sem possuirmos o veio poético do Apóstolo do Brasil, enaltecer a nossa Mãe rezando a Ave Maria ou cantando a Salve Rainha.


SÃO JOSÉ DE ANCHIETA E O CORAÇÃO DE JESUS

Dentro de seu famoso poema escrito em louvor a Nossa Senhora, São José de Anchieta, naturalmente, comenta a participação de Maria na ação redentora de Jesus. Ao chegar à paixão, nosso santo, ainda com 29 anos de idade, nos diz que quem rompeu o coração do Senhor não foi a lança do soldado, mas o amor do Cristo que arrebentou seu coração para manifestar seu benquerer por nós.

Anchieta pode sentir a pulsação do coração do Cristo em relação ao Pai e a nós. Na visão de São José de Anchieta, o amor do Coração de Jesus por todos nós, é tão grande que como um pelicano, rasga-se para ser fonte de vida, de salvação para todos. Sejamos filhos fiéis da Igreja e desfrutemos de seus sacramentos, pois todos eles nascem do lado aberto do Senhor para que tenhamos a Vida Eterna.

Pe. César Augusto dos Santos – Reitor do santuário Nacional de São José de Anchieta – Anchieta – Espírito Santo


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page